PROGRAMA DO CURSO E CONTEÚDO

UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ICHF-GSO - Curso de graduação
Profª Selene Herculano
Programa do curso, módulos e seu conteúdo;roteiro de exercício de pesquisa

Programa de Curso do 2º semestre de 2011


UFF/ICHF-GSO - PROGRAMA DE DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO
GSO 00154 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1
Segundo Semestre de 2011: de 08 de agosto a 17 de dezembro de 2011 (inclui VS e reposição)
TURMA Z1
HORÁRIO: sextas-feiras, de 9 às 13 horas
Local: sala N 416
CARGA HORÁRIA: 04 horas semanais: 60 horas

Profª Selene Herculano; material disponível na  Pasta 161, Xerox da “Famíia” (bloco N, térreo) e no endereço http://pesquisasocialaulas.blogspot.com/

Conteúdo segundo o ementário: a prática da pesquisa científica; o processo de pesquisa social; classificação de pesquisa; análise de dados.
Metodologia das aulas e tipos de atividades: aulas expositivas (AE); exercício de leitura de textos, debate e redação de resenhas em grupo, feitas em aula (EX); oficinas de elaboração (OFE) e de acompanhamento de projeto de pesquisa (OFA); relatório de visita(s) a instituições de pesquisa; relatório de entrevistas com cientistas sociais sobre suas pesquisas (RV); vídeos (V).
Avaliação: Média aritmética de prova(s) escrita(s) individual (is)+ projeto em grupo + relatório(s) em grupo. Conceito sobre assiduidade, pontualidade e participação em sala de aula.
Trabalho de Pesquisa de campo: Ir a institutos de pesquisa – governamentais (IBGE; IPEA; IPP) e privados (Ibope, Consultoria Maria Thereza etc. ) e buscar exemplos de pesquisas feitas e sua metodologia; entrevistar pesquisadores universitários e seus institutos. Sugestões: Analítica empresa Jr da UFF;  DATA-UFF; UCAM e seu Instituto de estudos sobre a violência; Viva-Rio e suas pesquisas sobre desarmamento

Módulos das aulas expositivas e tópicos de leitura:
1.    A construção do conhecimento científico e suas críticas. O alcance da verdade. Ciência, ideologia e poder. A Teoria. Neutralidade e a construção do objeto
2.    As Ciências Humanas: surgimento e paradigmas
3.    Métodos quantitativos – surveys, enquetes, pesquisa-ação, pesquisas eleitorais e de opinião. Tipos de amostragem. Questionários
4.    Hipóteses: enunciação de hipóteses, escolha de variáveis e a relação entre hipóteses e variáveis; a hipótese nula.
5.    Métodos qualitativos e a pesquisa de campo: etnografia, observação participante, histórias de vida, história oral. Entrevistas semi-estruturadas e abertas. Exemplos de pesquisas qualitativas. Método indiciário. Pesquisa documental. A pesquisa-ação
6.    Misturando técnicas: a contribuição metodológica da Escola de Chicago: cartografia social; o macro através do micro: o exemplo de Bourdieu.
7.    Modelagem e Indicadores Sociais: projetando futuros e monitorando mudanças
8.    A elaboração de projetos e de um trabalho científico; o plágio


Bibliografia básica:

BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio: Zahar, 2010
BURSZTYN, Marcel et alli. Como escrever e publicar um trabalho científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2010
HAGUETTE, Thereza Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marisa de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986
MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. Rio: Zahar, 1975
MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.
NERY, Guilherme et alli – Comissão de Avaliação de Casos de Autoria da UFF. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. Disponível para download em http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf
RUDI, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes (várias edições)

Bibliografia para debates e resenhas:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Capítulo 3 – As concepções da verdade. (p. 99 – 108)
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio: Marco Zero, 1983. “A opinião pública não existe”. Disponível para download: http://niilismo.net/forum/viewtopic.php?t=968&sid=45b5dc769c53baa7064510cd0126ff22
BOURDIEU, Pierre (Coord.). A miséria do mundo, Petrópolis: Vozes, 1998. Compreender, PP. 693 -  711.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975, capítulo 1 – Objetividade científica e pressupostos  axiológicos p 19 – 47
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio: Zahar. “Apêndice: do artesanato intelectual”.
MILLS, Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Seleção e introdução por Celso Castro. Rio: Zahar. Disponível para download em http://www.zahar.com.br/doc/t1253.pdf
SANTOS, Tania Steren. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 120-156. Disponível para download em http://seer.ufrgs.br/sociologias/article/viewFile/9643/5516
SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais – o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio e São Paulo: Record, 1999. Introdução e Apêndice C.

Calendário de aulas:
1.    12 de agosto – AE (m1)
2.    19 de agosto – AE (m2)
3.    26 de agosto -  EX (m1 e m2)
4.    02 de setembro – AE (m3)
5.    09 de setembro – AE (m3)
6.    16 de setembro – AE e EX (m4)
7.    23 de setembro – Prova (módulos 1 a 4)
8.    30 de setembro – AE (m5)
9.    07 de outubro – EX (m5 , com dramatizações) e AE (m6)
10. 14 de outubro – AE  e V (m 7)
11. 21 de outubro – AE e OFE (m8)
12. 28 de outubro – Exercício de pesquisa de campo
13. 04 de novembro - OFA
14. 11 de novembro- Entrega de relatório de pesquisa de campo
15. 18 de novembro – Resultado final (notas)

Outras fontes bibliográficas das AEs:

ABRANCHES, Sergio. Copenhagen, ontem e hoje. Rio: Civilização Brasileira, 2010, capítulos 1 e 2: o clima da ciência e a aventura da ciência
BOUDON, Raymond. Métodos quantitativos em sociologia. Petrópolis: Vozes, 1971
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica – antropologia e literatura no século XX. Rio: Editora UFRJ, 2002.
COELHO, Cláudio Márcio. O método indiciário Raízes do Paradigma Indiciário. Vitória: UFES/Núcleo de Estudos Indiciários – DCSO – CCHN-UFES, 2006 (capturado da internet)
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1987. Capítulo 4, p; 66 – 76
FIGUEIREDO, Paulo Henrique. PESQUISA-AÇÃO – Texto digital de Paulo Henrique Figueiredo http://www.webartigos.com/articles/21496/1/Pesquisa-Acao/pagina1.html
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências – introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: Unesp, 1995. Capítulos 2 – Reflexões epistemológicas – o método científico: a observação; 3- O método científico: adoção e rejeição de modelos; 4 – O método científico: a comunidade científica PP 37 a 102.
GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário” IN Mitos, emblemas, sinais:Morfologia e História. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.BC PUC-RJ Maria Aparecida dos Santos (capturado da internet)
HERCULANO, S. A qualidade de vida e seus indicadores. Capítulo do livro Em busca da boa sociedade. Niterói: Eduff, 2006. Também disponível no site www.professores.uff.br/selene herculano
HERCULANO, S. Apontamentos de aula sobre metodologia das Ciências Sociais. Disponível em WWW.professores.uff.br/seleneherculano/textos
HERCULANO, S. Elementos para um debate sobre a interdisciplinaridade. Disponível em WWW.professores.uff.br/seleneherculano/publicações
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975, capítulo 1 – Objetividade científica e pressupostos  axiológicos p 19 – 47
KERLINGER, Fred Nichols. Metodologia da pesquisa em Ciências sociais. São Paulo: EPU
LOSEE, John. O homem e a ciência – introdução histórica à Filosofia da ciência. São Paulo: Itatiaia e Edusp, 1979. Capítulo 1 – A Filosofia da ciência de Aristóteles (p. 15 a 25)
MARCIAL, Elaine Coutinho & GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos – como construir um futuro melhor. Rio: FGV, 2002.
MATHEUS, Renato Fabiano. A Estrutura das Revoluções Científicas: resumo crítico detalhado. ABR/2005. Disponível para download em http://pt.scribd.com/doc/55291728/Resumo-critico-detalhado-A-Estrutura-das-Revolucoes-Cientificas
MINAYO, Maria Cecília et  all. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994, cap 2 – a construção do projeto de pesquisa
MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1996. Capítulo 1: Introdução à metodologia de pesquisa social, p. 19 – 88
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulina, 2006
NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica. Rio: Zahar, 1978
PAJARES, Frank. A estrutura das revoluções científicas by Thomas S. Kuhn Thomas S. Kuhn Outline and Study Guide Esboço e Guia de Estudo
Disponível em
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-R&langpair=en|pt&u=http://des.emory.edu/mfp/Kuhn.html
ROBERTS, Royston M. Descobertas acidentais em ciências Campinas: Papirus, 1995
SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais – o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio e São Paulo: Record, 1999.
WALLERSTEIN, Immanuel. World-Systems analysys. Durham e London: Duke University Press, 2007 (2004) – Chapter 1: historical origins of world-systems analysis: from social science disciplines to historical social science, pp 1 – 22.
ZALUAR, Alba (org.). Desvendando máscaras sociais. Rio: Francisco Alves, 1975