PROGRAMA DO CURSO E CONTEÚDO

UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ICHF-GSO - Curso de graduação
Profª Selene Herculano
Programa do curso, módulos e seu conteúdo;roteiro de exercício de pesquisa

Programa do 2º semestre de 2012


GSO 00154 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1
Profª Selene Herculano.

Primeiro Semestre de 2012: de 09 de março a 06 de julho de 2011 (período de VS incluído)
TURMA Z1; HORÁRIO: sextas-feiras, de 9 às 13 horas (04 horas semanais: 60 horas)
MATERIAL DE LEITURA na Pasta 161, Xerox “Da Famíia” e em
http://pesquisasocialaulas.blogspot.com

Conteúdo segundo o ementário: a prática da pesquisa científica; o processo de pesquisa social; classificação de pesquisa; análise de dados.
Metodologia das aulas e tipos de atividades: aulas expositivas - AE; leitura de textos, debate e resenhas em grupo, feitas em aula - LE; sessões de vídeo (para oficinas de estudo de pesquisas e para trabalhos de grupo)  - SV.
Avaliação: Prova(s) escrita(s) individual (is) + trabalho(s) de grupo. Conceito sobre assiduidade, pontualidade e participação em sala de aula (até 1 ponto).
Módulos das aulas expositivas e tópicos de leitura:
1.    A construção do conhecimento científico e suas críticas. O alcance da verdade. Ciência, ideologia e poder. A Teoria. Neutralidade e a construção do objeto. As Ciências Humanas: surgimento e paradigmas. A elaboração de projetos e de um trabalho científico; evitando o plágio
2.    Métodos qualitativos – pesquisa de campo, etnografia, observação-participante, histórias de vida, história oral. Entrevistas semi-estruturadas e abertas e roteiros. Exemplos de pesquisas qualitativas. Exercícios em sala.
3.    Métodos quantitativos – surveys, enquetes, pesquisas eleitorais e de opinião. Construção de hipóteses, escolha de variáveis, definição de categorias. Tipos de amostragem. Elaboração de questionários. Exemplos de pesquisas quantitativas
4.    Misturando técnicas: a contribuição metodológica da Escola de Chicago: cartografia social. O macro através do micro: o exemplo de Bourdieu.
5.    Indícios e imagens. O método indiciário. A representação/construção da realidade: fotografia, literatura e filmes como instrumentos de registro e pesquisa.
6.    Indicadores Sociais. Modelagem – cenários prospectivos. Usos empresariais da pesquisa social: o marketing.

Bibliografia geral:

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marisa de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986 (1982)
RUDI, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1989 (1978)
MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. Rio: Zahar, 1975 (1968)
KERLINGER, Fred N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, EPU, s.d. (1979)
HERCULANO, S. Elementos para um debate sobre a interdisciplinaridade. Disponível em www.professores.uff.br/seleneherculano/publicações
DOS SANTOS, Tania Steren. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 120-156. Disponível em seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/9643
MINAYO, Maria Cecília et  all. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Em Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/%0D/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf

TEXTOS PARA ESTUDOS E DEBATES EM SALA DE AULA:
·         CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Capítulo 3 – As concepções da verdade. (p. 99 – 108) XEROX
·         BOURDIEU, Pierre. “A opinião pública não existe”. Em: Questões de sociologia. Rio: Marco Zero, 1983. PP. 173 – 183. XEROX ou download
·         BOURDIEU, Pierre. “Compreender”. Em A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998 (1993), PP. 693 – 713.
·         DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1987. Capítulo 4, p; 66 – 76 XEROX
·         MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1996. Capítulo 1: Introdução à metodologia de pesquisa social, p. 19 – 88 XEROX
·         DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. Capítulo II de Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo & Suely F. Deslandes (orgs.). Petrópolis: Vozes, 1994, pp. 31- 49. XEROX e download
TEMAS PARA TRABALHOS DE GRUPO:
1-    Pesquisar nos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da UFF sobre o uso de métodos qualitativos de pesquisa social em teses e dissertações:
·         Etnografia, em Antropologia Social
·         História oral, em História
·         Cartografia social, em Geografia e/ou Urbanismo e/ou Serviço Social
2-    Pesquisar nos PPGs de Medicina Social e/ou de Educação da UFF sobre o uso de métodos quantitativos: amostras e/ou dados censitários em Epidemiologia (Medicina Social) e na Educação
3-    Pesquisar a metodologia do Censo do IBGE e os resultados do Censo de 2010
4-    Pesquisar a metodologia das PNADs – Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar e escolher uma delas para resenhar
5-    Imagens e Sociedade: a fotografia e/ou os filmes como método de conhecimento/reconhecimento da realidade social
6-    A comunidade “wiki” contemporânea: a construção coletiva do conhecimento.

Calendário de aulas:
1.    09 de março – AE: MÓDULO 1
2.    16 de março – AE MÓDULO 1 – LE (Bourdieu e Chauí). Entrega de resumo
3.    23 de março – LE (Demo; Minayo e Deslandes). Entrega de resumo AE – MÓDULO 2: metodologias qualitativas
4.    30 de março – AE- MÓDULO 3: a hipótese, variáveis e categorias
5.    13 de abril –  sem aula (banca em Aracaju). PESQUISA 1: pesquisar nas teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFF e/ou UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em História, as metodologias de pesquisa social empregadas  em teses e dissertações (etnografia e história oral). Esta pesquisa é Trabalho de Grupo
6.    20 de abril – AE – Apresentação dos grupos sobre o resultado da Pesquisa 1 SALA 0 516
7.    27 de abril - AE- MÓDULO 3 – métodos quantitativos; exercício sobre construção da pesquisa e questionários
8.    04 de maio – PROVA sobre os módulos 1 a 3 e leituras
9.    11 de maio: AE MÓDULO 4: cartografia social; macro através do micro
10. 18 de maio – AE – MÓDULO 5: representações da realidade (SV); apresentação de trabalhos de pesquisa realizados pela Turma 2sem2011 (SV - sala de vídeo) SALA 0 516
11. 25 de maio – AE MÓDULO 5: representações da realidades (SV- sala de vídeo) AUDITÓRIO
12. 01 de junho – sem aula (Montes Claros) Pesquisa 2: pesquisar nos PPGs da Fac. de Educação e da Escola de Serviço Social da UFF, metodologias de pesquisa social empregadas em teses e dissertações
13. 15 de junho – AV – MÓDULO 5 – Apresentação dos grupos sobre o resultado da Pesquisa 2  e sobre Instrumentos de Representação da realidade (sala de vídeo) SALA O 516
14. 22 de junho – AE – MÓDULO 6; exercício de elaboração de projeto de pesquisa
15. 29 de junho-  Resultado final (notas)
16. 06  de julho – Prova de VS (módulos 1 a 6 e textos)

Bibliografia complementar:
BELCHIOR, Fátima. O teste de eficiência dos municípios brasileiros. Desafios, out 2007 (disponível para download)
BURSZTYN, Marcel et alli. Como escrever e publicar um trabalho científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2010
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. (Organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002. Apresentação, por J.R.S. Gonçalves e Sobre a autoridade etnográfica (p. 7 – 62)

COELHO, Cláudio Márcio. Raízes do Paradigma Indiciário. Vitória: UFES/Núcleo de Estudos Indiciários – DCSO – CCHN-UFES, 2006 (capturado da internet. Ver indiciarismo.net)
Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de Comunicação So­cial - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense.  “Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio”
CORRÊA , Cláudio Rodrigues. Cenários prospectivos e  aprendizado organizacional em planejamento estratégico: estudo de casos de  grandes organizações brasileiras. Rio: UFRJ/COPPEAD. Tese de doutorado, 2011. Capítulo 2: revisão da literatura: 2.1- a questão de tempo e a construção do futuro; 2.2- estratégia como projeção do futuro; 2.3 – o método de cenários

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. Capítulo II de Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo & Suely F. Deslandes (orgs.). Petrópolis: Vozes, 1994, pp. 31- 49.